segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Um pensamento...

Hoje não vou indicar nenhuma peça, tampouco comentar alguma. Hoje me restringirei a falar em como estou gostando de fazer teatro. Comecei há pouco tempo, menos de dois meses, mas já estou irremediavelmente viciada nisso. Passo a semana contando os dias para que chegue sábado, o dia da minha aula.
Esse foi um sábado especial, era meu aniversário! E o dia estava quente e ensolarado!!! Com um pouco de vento, mas nada é perfeito. Bem, o fato é que fui para a aula nesse dia, e como foi bom!!! E a cada aula eu me sinto mais empolgada e feliz, pois é extremamente divertido e os meus colegas são muito legais. E não é só isso. Percebo que não só me encanto cada dia mais com as artes cênicas, como aprendo muitas coisas úteis para minha vida. Sou bastante tímida, mas já evoluí muito nesses dois meses. A cada aula me torno um pouco mais articulada e desinibida, o que é fundamental para alguém que cursa publicidade.
Enfim, só gostaria de salientar o quanto estou gostando dessa “brincadeira” de teatro, e dizer que, quem procura um entretenimento sadio e de qualidade,deveria experimentar, não só a platéia, mas o palco também.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Clitemnestra




Embasada na mitologia grega,Clitemnestra é mais uma produção do Grupo Neelic, sob direção de Desireé Pessoa. A peça conta com Ana Lúcia Feijó, Bruno Fernandes, Bárbara Amaral, Clau Fertsch, Juliana Wolkmer, Lauana Lemos, Maikel Kolinski, Marcos Ibias, Marta Dalla Vecchia, Pablo Corroche, Ramon Silvestri e Rosângela Fumagalli no elenco.
O enredo conta a história do Rei Agamemnon que é assassinado pela própria esposa, Clitemnestra. Este fato dará início a amaldiçoada saga da família dos Átridas, que se desenvolve ao longo da peça.
A exibição será neste domingo, dia 28/09, as 19h, no mezanino da Usina do Gasômetro. Os ingressos custam R$20,00 e tem desconto de 50% para assinantes do Correio do Povo, classe artística, estudantes e idosos.
Essa é a dica!!!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Os Bandidos



Assisti nessa quinta, pelo Porto Alegre em Cena, à pré-estréia da peça "Os Bandidos",com texto de Friedrich Shiller e direção do irreverente José Celso Martinez. Ela é uma obra satírica, bem –humorada, mas ao mesmo tempo intrigante e pesada.
Mesclando teatro, vídeo, música, canto e dança, sem falar na iluminação, a peça é um excelente espetáculo, muito bem produzido, em todos os sentidos. A entrega do elenco aos personagens é total. A qualidade do texto e das atuações, indiscutível. Tudo é tão cru, tão real que em determinadas cenas chega-se a sentir um mal estar, como a cena do parto, onde dá-se a luz a um feto sujo de sangue que em seguida é jogado longe. Tudo está ali, a sua frente, a poucos metros dos seus olhos... tudo ao mesmo tempo tão fabuloso e tão real... O público está exposto a todo momento aos sentimentos dos personagens. O medo, o asco, a repudia, a força, o desejo, o ódio, o amor, a ira, tudo está tão claro à frente do espectador, que não é possível não sentir o que está acontecendo. Quem assiste ao espetáculo está condenado a uma mescla incrível de inúmeras sensações se apoderando de si.
A peça faz inúmeras críticas e, uma delas, é ao magnata Silvio Santos. Quem conhece um pouco da história de Zé Celso e do Teatro Oficina, sabe que há anos o diretor trava uma batalha com o Grupo Silvio Santos, pois este queria adquirir o espaço ocupado pela companhia de teatro para construir um shopping. Hoje ele desistiu do shopping, mas parece que quer o terreno para construir prédios de luxo.
Há uma grande crítica também à Igreja. São críticas fortes que colocam em xeque os dogmas do catolicismo, que agridem de forma bruta e forte os preceitos do mundo cristão. Fala-se da hipocrisia na qual se sustenta e sempre se sustentou a Igreja Católica. A crítica é pesada, mas muito bem construída e articulada. “É filho do Papa”, diz-se em um momento da peça.
Há, como não poderia deixar de ser, muita exibição do corpo, do nu, do desejo ardente reprimido. No palco, os atores expõem os mais sórdidos desejos do ser humano. Desejos sexuais, carnais, homossexuais, orgeísticos... Desejos escondidos, condenados, reprimidos pela moral e pelos bons costumes, mas que ali se mostram de forma crua e sem pudor.
Esses dois temas, igreja e sexo, são ainda muito polêmicos e, por isso mesmo, descaracterizam a peça como sendo “para todos os gostos e para todos os públicos”, conforme consta na sinopse. Esta, de fato não é uma peça com essas características. Conheço inúmeras pessoas que, mesmo amantes do teatro, enfartariam em determinadas cenas. É uma peça muito interessante, mas é preciso estar preparado para não se chocar muito, para não se sentir muito mal, para apreciar o que ali é mostrado, dito, cantado...
O texto de Shiller, adaptado, é claro, também restringe um pouco o público, pois não é um texto fácil. É sim, um texto muito bem escrito, de muita qualidade, mas é preciso uma certa atenção para compreendê-lo. Até porque a peça é muito dinâmica, várias vezes o público não sabe para que lado olhar e fica virando a cabeça de um lado para o outro, enquanto escuta a intensa declamação dos atores. Falo desse dinamismo de forma muito positiva, pois é muito interessante esse jogo e, com certeza isso contribui e muito para prender a atenção do espectador ao longo das 5h de espetáculo. Destarte, não é um texto para todos os públicos, nem para todas as idades.
Irreverente, crítica, dinâmica, inquietante, satírica, engraçada, angustiante... essa é a peça de Zé Celso.
Por fim, me resta alertá-los que este texto não tem a pretensão de ser uma crítica, são apenas vãs divagações de uma agora amante do teatro.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Valsa de Vértebras

Neste domingo, dia 14/09, às 19h30, na sala 504 do Gasômetro vai ter uma apresentação do espetáculo Valsa de Vértebras. A peça, sob a direção de Desirèe Pessoa, é uma produção do Grupo Neelic, sendo o resultado de uma longa pesquisa acerca dos temas: genialidade, loucura e arte. Minha professora de teatro, Juliana Wolkmer, participou desse estudo e também é uma das integrantes do elenco.
Bem, eu vou e acho que quem gosta de um lazer de qualidade deveria ir também. o ingresso é R$15,00. Estudantes e idosos pagam meia.
Essa é a dica!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Poa em Cena

Está acontecendo, de 02 a 22 de setembro, o 15º Porto Alegre em cena com espetáculos de dança, música e teatro de vários lugares do Brasil e do mundo.
Esta edição bateu recordes de venda, sendo que vários espetáculos tiveram seus ingressos esgotados no dia da abertura das bilheterias.
Mas, ainda tem muita coisa boa pra ver, incluindo apresentações com entrada franca! Confira as grades de progamação! http://www2.portoalegre.rs.gov.br/poaemcena/